14 de setembro de 2007

Fetichismo da Mercadoria


Cercados de conceitos e formas de como devemos viver e agir. Estamos inseridos em uma sociedade capitalista, na qual os valores morais de nada importam. Observamos em nosso cotidiano as disparidades e as mazelas que o povo brasileiro sofre, mas parece que o mesmo não se importa, talvez tenha se acomodado, ou ainda não tenha acordado de seu estado de letargia.
Como debatido em aula, o pobre que mora nas periferias de São Paulo e outras cidades do Brasil deve se comportar como um “bom pobre”. Alheio aos problemas, ele deve apenas trabalhar muito, não se queixar, e evitar andar em lugares onde os ricos passeiam e claro; nunca pensar em empunhar uma arma para cometer crimes.
O modo de produção capitalista e a alta concentração de renda na mão das minorias geram inúmeras problemáticas, complexas de serem resolvidas. As propagandas emitidas em outdoors, banners de estabelecimentos comerciais e todo tipo de mídia comercial impõe as pessoas padrões de beleza e moda, padrões que a maioria da população não pode ter, fomentando o desejo de algo que nunca estará ao seu alcance.
A desumanização do homem, fruto das extensas jornadas de trabalho ao qual nos submetemos, já mostrado por Chaplin no filme “Tempos Modernos”, é explicado também em Adorno no qual dentro da indústria cultural, todos somos objetos de trabalho e de consumo, pois na ânsia de obter o “padrão” que não temos, aprofundamo-nos em nosso labor, no intento de algum dia “ter” aquilo que tanto queremos dando cada vez mais espaço ao individualismo.

4 comentários:

Anônimo disse...

Oi Felipe. Sou Melissa, irmã da bel. Ela recomendou seu blog, gostei. Só pelo fato de olhar de dentro pra fora. Vou linkar pra vir sempre, você se importa?
abraços

Anônimo disse...

Fefe, obrigada por este POst, falou muito comigo!
Mto real.

Um bjao

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Unknown disse...

ehh mermao... eh oq vc disse... a sociedade busca um padrao que eh praticamente Utopico... e isso eh estrategico pra eles neh... que adianta vender um padrao atingivel... a utopia que muita gente busca além de ser muito cara é tambem de longo prazo...hehhehe

Mas ainda bem que fomos separados.. e tirados desse mundo mermao... hj somos livres


Abracao fee.. fica com deus