5 de maio de 2008

Ciclone Nargis

Foto Agência AFP - Mianmar
Em Mianmar, antiga Birmânia, a passagem do ciclone Nagris causou a morte de 10 mil pessoas, sendo que cerca de 3 mil estão desaparecidas.
Segundo matéria da AFP nas últimas duas décadas, cerca de 180 mil mortos é a estimativa para este fenômeno climático.
O que me desperta a curiosidade é que não somente ciclones, mas outros desastres da natureza parecem estar eclodindo em diversas partes do globo, como tsunamis, terremotos e vulcões que antes pareciam estar inativos, mas que de uma hora para outra mostram sua ira.
É muito simples nos sensibilizarmos, discutirmos entre amigos sobre o que aconteceu durante uma semana talvez e simplesmente nos esquecermos depois que surgem outras notícias para debatermos. Mas o que parece estar tão distante de nós, parece estar mais perto do que nunca.
Em menos de um mês pude presenciar um tremor de 5,2 graus na escala Richter na costa do Estado de São Paulo e um ciclone extratropical na região Sul do nosso país neste final de semana com ventos de 100 km/h.
Algumas pessoas podem até me dizer, que eu deva estar delirando que acontecimentos de grande proporção como em outros países nunca chegarão ao Brasil, mas da forma como as coisas vem acontecendo não me surpreenderia algo de magnitude maior.
O mundo parece estar de cabeça para baixo, mudanças climáticas, aquecimento global, derretimento das calotas polares, guerras que parecem não ter fim, pais que matam os filhos, filhos que matam os pais.
O mundo vai melhorar? vamos nos ver livres de todas essas atrocidades? Creio que não.
Porém existe uma resposta, uma única, talvez você até já conheça.



2 comentários:

Maria Clara Moraes disse...

Ei Felipe! Boa matéria! E é verdade, a resposta é única... eu pensei em paz... mas depois pensei no amor também... e então fiquei confusa, porque pode ser: paz, amor, tolerância, cautela, ai... o mundo tá precisando de tanta coisa!
Você escreve muito bem!
Pena que demora pra postar! hehe
beijos! Keep on this track!

Maria Clara Moraes disse...

ps: gostei do novo template!